TOP 10 DICAS DE ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Nunca é muito cedo - ou tarde demais - para desenvolver bons hábitos de estudo. Quanto mais cedo você entrar em uma boa onda de estudo, mais chances de obter boas notas você terá.


A maioria dos estudantes sempre se pergunta como ser aprovado em concurso publico. A resposta é muito simples, para ser aprovado é fundamentar ter um plano eficiente de estudo e por isso criamos um sistema de 10 passos para te ajudar a ter sucesso na sua jornada até a prova do concurso.

1. Escolha um lugar e uma hora
Todo mundo tem sua própria ideia sobre o melhor lugar e tempo para estudar. Se é o seu quarto à noite ou a biblioteca depois da aula, encontre um espaço de estudo e um tempo de estudo regular que funciona para você e siga essa rotina.
·         Configure seu espaço de estudo - Seu espaço de estudo deve ser silencioso, confortável e livre de distração. Deve fazer você se sentir feliz e inspirado. Decore-o com seus retratos ou objetos favoritos. Se você quiser ouvir música ou queimar incenso, escolha um espaço que lhe permita fazer isso.
·         Encontre o seu melhor tempo - Algumas pessoas trabalham melhor pela manhã. Outros trabalham melhor à noite. Calcule o tempo que lhe convém e planeje estudar. Não estudar muito mais tarde do que sua hora de dormir habitual - empurrando-se tarde da noite pode torná-lo muito cansado para estudar corretamente.

2. Estudo diário
Se você estudar um pouco todos os dias você estará continuamente revisando as coisas em sua mente. Isso ajuda você a entender as coisas. Ele também ajuda a evitar o estresse de cramming de última hora.
No início do ano uma ou duas horas pode ser suficiente para ficar no pico mais adequado de estudo. Porém no decorrer do ano você pode precisar estudar mais a cada dia.
Se você está encontrando dificuldade para encontrar tempo para estudar, corte alguns horários(mas não todos!) De suas outras atividades. Priorizar o estudo pode significar gastar menos tempo on-line, ou na prática esportiva no final de semana, o sacrifício é fundamental no processo de aprendizagem.
  
3. Planeje seu tempo
Se planejar vai te ajudar maximizar os seus horários para que possa aproveitar ao máximo o seu tempo de estudo.
·         Definir alarmes - Defina alarmes para lembrá-lo sobre seus planos de estudo. Um lembrete regular mantém você honesto a seus planos.
·         Use um planejador de parede - Stick um calendário ou planejador de parede para que você possa vê-lo sempre que você está estudando. Marque-o com datas importantes, como exames e datas de atribuição. Use-o para bloquear seus horários de estudo regulares também.
·         Faça listas de tarefas - No início da semana, faça uma lista das coisas que você precisa ter feito até o final da semana. Faça uma lista de tarefas no início de cada sessão de estudo também, para que você esteja claro sobre o que precisa fazer com o seu tempo. 
·         Definir limites de tempo - Antes de iniciar a sessão de estudo, dê uma olhada na sua lista de tarefas e dê a si mesmo um tempo definido para gastar em cada tarefa. Se você não conseguir fazer algo no tempo estabelecido, considere se é o melhor uso de seu tempo para continuar com ele, ou para começar a trabalhar em outra coisa.

4. Descubra o seu estilo de aprendizagem
A maioria de nós tem uma maneira preferida de aprender. Conheça o estilo de aprendizagem com o qual está mais confortável e estude as maneiras que você aprende melhor.
Note que esses estilos são apenas uma maneira de pensar sobre diferentes técnicas de estudo - eles não são rígidas e rápidas regras que dizem que você só deve estudar de uma maneira
·         Os alunos  auditivos preferem aprender ouvindo. Tente ler suas notas em voz alta e discuti-las com outras pessoas. Você pode gostar de gravar pontos-chave e reproduzi-los.
·         Os aprendizes visuais  preferem aprender vendo. Tente usar cores em suas notas e desenhar diagramas para ajudar a representar pontos-chave. Você poderia tentar lembrar algumas ideias com imagens.
·         Os alunos tácteis / cinestésicos  preferem aprender fazendo. Tente usar técnicas como role-playing ou construir modelos para rever pontos-chave.

5. Rever e revisar
Pelo menos uma vez por semana você deve voltar sobre as coisas que você estudou anteriormente. Pensar sobre as coisas pode ajudá-lo a compreender os conceitos e ajudá-lo a lembrar, quando você mais precisa.
·         Questione-se - Peça a um amigo ou a um membro da família para questioná-lo sobre os conceitos-chave. Ofereça para ajudar seus amigos com seu trabalho também. Quizzes são ótimas maneiras de obter confiança sobre o que você sabe e descobrir o que você ainda precisa aprender.
·         Faça seus próprios materiais de estudo - Pense em algumas perguntas do exame de prática ou crie seus próprios cartões flash para ajudá-lo a estudar. Desta forma, você aprende tudo duas vezes: uma vez que você faz os materiais de estudo e uma vez quando você usá-los para rever.

6. Faça pausas
É importante fazer pausas enquanto você está estudando, especialmente se você está se sentindo cansado ou frustrado. Trabalhar muito tempo em uma tarefa pode realmente diminuir seu desempenho.
Quando você faz uma pausa, certifique-se de ficar longe de sua mesa ou espaço de estudo. Um pouco de atividade física - mesmo apenas uma caminhada ao redor do bloco - às vezes pode ajudá-lo a olhar para um problema de uma maneira diferente e poderia até mesmo ajudá-lo a resolvê-lo.

7. Peça ajuda
Se você está preso em algo, ou algo simplesmente não parece fazer sentido, você pode sempre pedir ajuda. Fale com seus professores ou palestrantes e seu cursinho pré - concurso sobre as coisas que você não entende. Fale com seus amigos e colegas também.

8. Fique motivado
Quando você está estudando, fique sempre motivado no seu propósito isso ajuda a manter em sua mente suas razões para fazer todo esse trabalho duro, como uma carreira estável que um concurso público pode te trazer no futuro. Isso pode ajudar a ter algo em seu espaço de estudo para lembrar-se de seus objetivos.
Você também pode decorar seu espaço de estudo com citações inspiradoras ou fotos de pessoas que você admira e membros da família que você quer fazer com orgulho de você.

9. Aplicar-se
Existem milhares de aplicativos lá fora para ajudar os alunos com todos os aspectos do estudo. Ter um bate-papo com seus amigos e professores / palestrantes para te ajudar e descobrir os aplicativos que eles recomendam.

10. Cuide de si mesmo
Você estudará melhor se cuidar de si mesmo. Certifique-se de comer bem e dormir o suficiente e exercício físico. Não recompensar-se com muitos lanches açucarados ou gordurosos ou empurrar-se para estudar até tarde da noite. Também é uma boa idéia para se certificar de que você beba muita água quando você está estudando.

Agora venha com suas próprias estratégias
Estas dicas são apenas algumas das coisas que você pode fazer para tirar o máximo proveito do seu estudo. Você já pode ter outras coisas que funcionam melhor para você. Descubra o que seus amigos fazem quando estão estudando. Talvez seus professores tenham algumas boas recomendações também.
Nós temos uma ótima recomendação para você, um método de estudo para concursos que vem ajudando muitos estudantes. Acesse o site aqui: http://passaremconcurso.com/
Seja lá o que for, qualquer estratégia que você venha seguir, quando você encontrar algo que funciona para você, coloque em prática imediatamente.


Postagens mais visitadas